oborrachao

Taquarana promove conferência sobre Transparência e Controle Social

O município de Taquarana, no Agreste alagoano, promoveu na quarta-feira, 14, a I Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social. O evento realizado no auditório da Escola Maria Iraci Teófilo de Castro contou com a presença do prefeito Alay Correia, vice-prefeito Geraldo Cícero, secretários municipais, vereadores, representantes de conselhos, da sociedade civil e ainda da controladora-geral do Estado, Rosa Tenório.

 

A conferência foi organizada pela controladora-geral do município, Renata Caires e teve por objetivo debater promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático visando garantir o uso correto e eficiente do dinheiro público. “Acredito que dentro do contexto o resultado foi bastante positivo pelos debates promovidos”, avaliou.

 

Na abertura do evento, o prefeito Alay Correia ressaltou a importância da Consocial para o município e conclamou a participação de todos ‘para que saiam boas propostas a serem colocadas em prática no campo da transparência pública e controle social das demandas apresentadas pelo município’. “É também preciso encontrar mecanismos mais duros para punir aqueles que se desviam do caminho da ética no trato com a coisa pública”, falou ele.

 

Já a controlada-geral do Estado, Rosa Tenório, que fez a exposição do painel de contextualização sobre a temática e a metodologia da Consocial, destacou a importância para o município de Taquarana em promover uma conferência para debater a transparência e o controle social da coisa pública. “Desejo que esta conferência seja profícua, produtiva e uma plenária de propostas, de boas ideias”, completou Rosa Tenório.

 

Durante a conferência foram debatidos os quatros eixos centrais para que deles fossem retiradas 20 propostas a serem encaminhadas a coordenação da conferência estadual, que acontece em março de 2012 em Maceió. Eixo I – Promoção da Transparência Pública e Acesso à Informação e a Dados Públicos; Eixo II – Mecanismos de Controle Social/Engajamento e Capacitação da Sociedade para o Controle da Gestão Pública.

 

Eixo III – A Atuação dos Conselhos de Políticas Públicas Como Instâncias de Controle; Eixo IV – Diretrizes para a Prevenção e o Combate à Corrupção. Ainda no evento foram eleitos os oito delegados que irão representar Taquarana na conferência estadual: Alan Rafael (conselhos);

 

Fonte: Assessoria

Comentar


Código de segurança
Atualizar

CIGIP
Campo Alegre
Tribunal de Contas