oborrachao

Últimas Notícias

Renan visita exposição agropecuária de Batalha

Evento reuniu grandes produtores durante quatro dias

 

Depois de cumprir agenda em Delmiro Gouveia, onde pernoitou, o senador Renan Calheiros (PMDB) visitou neste sábado, 1º de outubro, a 34ª Exposição Agropecuária da Bacia Leiteira, no Parque Mair Amaral, no município de Batalha. A exposição teve início na quarta, 28, e foi encerrada no sábado com a realização do tradicional leilão que reuniu animais tanto de criadores da região quanto de outras partes de Alagoas e de outros estados do Nordeste.

 

Acompanhado do deputado estadual Luiz Dantas, do prefeito de Batalha, Paulo Dantas, ambos do PMDB, dos prefeitos de Jaramataia, João Pinheiro; de Jacaré dos Homens, Júnior Ernesto; de Olho D’Água das Flores, Carlos André dos Anjos (Nen) e de Igreja Nova, Neiwton Silva e ainda o deputado estadual Inácio Loiola, Renan visitou diversos estandes, tirou fotos com as pessoas, conversou com criadores, produtores de leite e agricultores do município.

 

Renan elogiou o trabalho feito pela Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) pelo sucesso da exposição e ressaltou a tradição da Bacia Leiteira de Alagoas, que já foi considerada uma das maiores da região Nordeste e também por sua tradição em experiências de novas genéticas na área de pecuária. Dos produtores o senador recebeu ainda o pedido para que faça esforços visando trazer para Batalha a Embrapa Milho e a Embrapa Leite.

 

Vaca produz 67 litros de leite/dia

Um dos destaques da exposição é a vaca Sereia, do criador Alexandre Saraiva, que em um único dia produziu 67 litros de leite. O senador Renan visitou ainda o estande do criador Paulo Amaral. O presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, destacou o importante papel que o senador Renan tem para o setor agropecuário de Alagoas. “Ele é voltado para a agricultura e um grande parceiro”, disse Aldemar Monteiro.

 

Segundo Aldemar, a exposição tem resgatado os tempos áureos da Bacia Leiteira, principalmente com a chegada de uma nova geração de criadores de gado. “Ela resgata o tempo de glória, a bacia passa por um momento impar, com preço justo para o produto e tudo isso tem sido consequência de uma boa gestão”, concluiu ele. A CPLA reúne 16 laticínios que produzem leite, queijo e iogurte, comercializados com prefeituras, governo e setor privado.

 

Por dia cerca de 80 mil litros de leite são distribuídos junto a famílias carentes através do Programa do Leite do governo do Estado. São cerca de três mil produtores beneficiados. Estavam presentes ainda o delegado do Ministério da Agricultura em Alagoas, João Batista, o empresário Carlos Henrique Sampaio, diretor industrial da Ilpisa/Valedourado, o coordenador das APLs de Laticínio do Sebrae Alagoas, Marcos Fontes, o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas, Domício Silva e presidentes de associações rurais de Batalha e da região.

 

Renan visita obras com o prefeito Luciano Barbosa em Arapiraca

O senador Renan Calheiros (PMDB) esteve em Arapiraca na tarde deste sábado, 1º de outubro, onde ao lado do prefeito Luciano Barbosa visitou algumas obras que estão sendo realizadas no município através de recursos garantidos pelo líder da bancada peemedebista no Senado. Renan e Luciano estiveram visitando as obras de pavimentação da Rua Tibúrcio Valeriano, localizada em um trecho entre os bairros Nilo Coelho e Jardim Esperança.

 

A obra – com um total de 1,2 km - inclui ainda o trabalho de drenagem das águas pluviais. Segundo o prefeito Luciano Barbosa, outras ruas dos bairros Nilo Coelho, Jardim Esperança; Baixa Grande de Cima e Cohab Velha, também estão sendo beneficiadas com obras de drenagem e pavimentação. Luciano explicou ainda que a prefeitura tem investido em obras de drenagem e pavimentação asfáltica ou a paralelepípedos em diversos bairros de Arapiraca.

No total, mais de 50 mil metros quadrados de pavimentação estão sendo implantados em Arapiraca, beneficiando diversos bairros, entre eles o Jardim de Maria, Santa Esmeralda, segundo informações do engenheiro Michel Barbosa, da construtora L. Pereira. Após a visita no bairro Nilo Coelho, o senador Renan e o prefeito Luciano Barbosa foram visitar as obras do Bosque das Arapiracas, cuja primeira etapa será inaugurada no dia 28 de outubro.

 

Ainda em Arapiraca, o senador participou da entrega de 23 kits contendo livros de pano produzidos pelas mães dos alunos da Escola de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, que fica no bairro Nova Esperança. A solenidade aconteceu no Mercado de Artesanato Margarida Gonçalves. As mulheres participam do programa Mães Leitoras, Costurando a Leitura Para as Crianças, que é modelo em todo o País.

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, fez a aquisição de quatro máquinas de costura e material de confecção para as oficinas com as mães dos alunos.

 

Inaugurações

 

O prefeito convidou ainda o senador Renan para participar em 18 de outubro da inauguração da pavimentação de dez ruas no bairro Baixa Grande de Cima e no dia 29 do sorteio do primeiro lote de 615 casas do conjunto Brisa do Lago, que terá no total cerca de 1.900 casas populares para beneficiar famílias de baixa renda através do programa Minha Casa Minha Vida. O sorteio será na véspera do aniversário de 87 anos de emancipação política da cidade, em 30 de outubro.

Educação: municípios têm até o dia 10/6 para aderir a sistema de avaliação

Os municípios alagoanos que desejem aderir ao Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal) têm até o dia 10/6  para assinar o termo de adesão do levantamento. Setenta e dois por certo dos municípios do estado já confirmaram sua participação e o documento de adesão está disponível no site da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) (www.educacao.al.gov.br). Criado pela SEE, o Saveal tem como objetivo levantar dados sobre a realidade das unidades escolares alagoanas para subsidiar a formulação de políticas públicas educacionais para o estado.

 

Campo Alegre
CIGIP
Tribunal de Contas