oborrachao

Municípios Alagoanos

Desde a foz do Rio São Francisco, onde desenha a fronteira sul com Sergipe, a estrada do litoral rico em belezas naturais segue até o norte, entrando em Pernambuco. É o Estado de Alagoas, terra onde há lagoas e belíssimas praias. Onde se encontra uma culinária diversificada, à base de frutos do mar, atrativa aos olhos e ao paladar, além de muita riqueza de uma parte histórica, cultural e religiosa do nordeste.

O principal destino dos turistas no Estado de Alagoas não é, apenas, a cidade de Maceió ou encanto do paraíso das águas apreciado de norte a sul do estado. A histórica cidade de Penedo ou o clima frio e gostoso do alto sertão de Água Branca, também, encantam e são visitados pelos que fazem turismo em Alagoas.

São ao todo 102 municípios alagoanos, com ricas e diferentes marcas históricas. Cidades que representam a devoção religiosa através de festas e da forte crença de um povo cristão. Em cada canto dessa Estrela Radiosa, diversas culturas nascem, encanta e brilham. E levam o nome de Alagoas para o mundo. São muitas as curiosidades de um povo que luta e continua fazendo história aqui, em Alagoas.

São essas pessoas que vão contar a história de Alagoas: os personagens que fazem os 102 municípios alagoanos constroem Alagoas. Conheça os Municípios Alagoas!

 

EM MURICI 100% DAS FAMILIAS DAS BARRACAS JÁ ESTÃO EM SUAS NOVAS CASAS

Após a solenidade de entrega das casas, com a presença das autoridades, começava o trabalho propriamente dito da equipe da prefeitura municipal de Murici para as transferências das famílias para os novos conjuntos residenciais.

 

Apesar do tumulto causado, devido à demora na burocracia da entrega dos contratos por parte da Caixa Econômica Federal, foi necessária a intervenção do prefeito de Murici, Remi Calheiros, para acalmar as famílias e assim tomar as medidas cabíveis.

 

“Infelizmente a burocracia atrapalhou o processo, mas fizemos todos os procedimentos para que as famílias estivem ainda hoje em suas casas, e assim aconteceu, fiz questão de acompanhar de perto cada entrega” declarou Remi.

 

Na manhã desde sábado, dia 24, todas as famílias que viviam nas barracas já se encontram em suas novas moradias, através de uma operação de transferências realizada pela secretaria municipal de assistência social que contou com o apoio da defesa civil municipal e da força nacional.

 

Fonte: www.lininho.com

Foto: Lininho

Confira as atrações de natal e fim de ano em Mata Grande

A prefeitura de Mata Grande confirmou as atrações musicais para o Show na Praça que acontece em edição especial, no dia 24, véspera de natal, atendendo sugestões da população. Os cantores Alex Barros e Diognes Santos fazem a festa natalina. Saiba também qual a banda que fará a festa na virada do ano. 


O cantor, Alex Barros pela primeira vez fará um show em sua cidade natal, após ganhar destaque, em vários Estados brasileiros. “Sábado vou poder realizar essa grande vontade. Além de realizar um desejo da minha mãe e avó Hilda Brandão Barbosa, conhecida por Dinha que sempre desejou que eu cantasse onde meu tio Itarcy Brandão Barbosa morou”, disse Barros.
 
Ainda de acordo com Alex é emocionante cantar na terra dos grandes nomes da música. “Depois meus tios Beto, Gláucio e Adeílton Barbosa. Ou seja, a expectativa é grande, mas a responsabilidade é maior ainda. Mas, estou muito emocionado e agradecido pela oportunidade”, falou.
 
 A prefeitura disponibilizará uma grande estrutura, no Centro da cidade para acolher pessoas de todas as idades.  “Sem sombra de dúvidas, a estrutura já está toda traçada para garantir o maior conforto. A segurança também foi reforçada para evitar qualquer confusão”, explicou Rafael Lisboa, produtor de eventos. O projeto Show na Praça tem o apoio do vereador Júlio Brandão.


Virada do ano, não tem hora para acabar


A contagem regressiva para a virada será feita por uma das melhores bandas de forró do Brasil, Forró Maior, com mais de 20 anos de sucesso. Músicas que marcaram os anos 90 não faltam na apresentação da banda e forró até amanhecer o dia. No palco central, a banda de forró Absoluto também fará a alegria da população.
 
O prefeito Jacob Brandão aproveita para desejar felicidades. “O ano está acabando e quero desejar a todos da minha cidade querida, um feliz natal e um ano novo de muitas realizações. Vamos continuar trabalhando. Um forte abraço”, finalizou Brandão.    

 

Fonte: Assessoria

 

Famílias de Branquinha recebem 144 casas do Programa de Reconstrução

 

Na quinta-feira, 22, foi especial na vida das 500 pessoas que estavam no acampamento provisório do município de Branquinha. Elas foram presenteadas com as 144 casas do conjunto Raimundo Nonato Lopes, entregue aos desabrigados da enchente de 2010 pelo Programa de Reconstrução dos 19 municípios afetados.

 

A solenidade contou com a presença da prefeita Renata Moraes, do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), do vice José Thomás Nonô, do superintendente da Caixa Econômica Federal, Hebert Bueno Ayres, de lideranças políticas e população local.

 

 
Na ocasião, Vilela citou a lembrança que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva teve da prefeita Renata Moraes. “Quando visitei o presidente ele perguntou pela prefeita Renata, falou de sua revolta e de seu discurso fervoroso à época das cheias quando, no aeroporto Zumbi dos Palmares, ela mostrou todo a indignação com a situação do povo do seu município, também na presença de seus ministros”, coloca, complementando “Nunca vou esquecer aquela prefeita, disse o presidente Lula".

Com a palavra, a prefeita fez um agradecimento especial a todos os que acreditaram no sonho de ter a sua casa própria e pediu que o governo ajudasse por três meses os moradores, concedendo cestas básicas.

 

Obras

 

No sábado, 17, diversas obras foram entregues à população, em uma extensa programação de comemorações natalinas desenvolvidas pelo executivo municipal.

 

Obras como o campo de futebol local, a Escola Municipal Diógenes Batista, o Sistema de Abastecimento de Água, as pontes do Rio Mundaú e  do Rio Branca, os 926 metros de muro de arrimo que faz a contenção do Rio Mundaú, além de reformas de unidades de ensino e calçamentos de diversas ruas da cidade, realizados com recursos próprios.

 

Segundo Renata Moraes, a entrega dessas casas vem se somar ao Programa de Reconstrução desenvolvido pelo município após as cheias de 2010.

Taquarana promove conferência sobre Transparência e Controle Social

O município de Taquarana, no Agreste alagoano, promoveu na quarta-feira, 14, a I Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social. O evento realizado no auditório da Escola Maria Iraci Teófilo de Castro contou com a presença do prefeito Alay Correia, vice-prefeito Geraldo Cícero, secretários municipais, vereadores, representantes de conselhos, da sociedade civil e ainda da controladora-geral do Estado, Rosa Tenório.

 

A conferência foi organizada pela controladora-geral do município, Renata Caires e teve por objetivo debater promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático visando garantir o uso correto e eficiente do dinheiro público. “Acredito que dentro do contexto o resultado foi bastante positivo pelos debates promovidos”, avaliou.

 

Na abertura do evento, o prefeito Alay Correia ressaltou a importância da Consocial para o município e conclamou a participação de todos ‘para que saiam boas propostas a serem colocadas em prática no campo da transparência pública e controle social das demandas apresentadas pelo município’. “É também preciso encontrar mecanismos mais duros para punir aqueles que se desviam do caminho da ética no trato com a coisa pública”, falou ele.

 

Já a controlada-geral do Estado, Rosa Tenório, que fez a exposição do painel de contextualização sobre a temática e a metodologia da Consocial, destacou a importância para o município de Taquarana em promover uma conferência para debater a transparência e o controle social da coisa pública. “Desejo que esta conferência seja profícua, produtiva e uma plenária de propostas, de boas ideias”, completou Rosa Tenório.

 

Durante a conferência foram debatidos os quatros eixos centrais para que deles fossem retiradas 20 propostas a serem encaminhadas a coordenação da conferência estadual, que acontece em março de 2012 em Maceió. Eixo I – Promoção da Transparência Pública e Acesso à Informação e a Dados Públicos; Eixo II – Mecanismos de Controle Social/Engajamento e Capacitação da Sociedade para o Controle da Gestão Pública.

 

Eixo III – A Atuação dos Conselhos de Políticas Públicas Como Instâncias de Controle; Eixo IV – Diretrizes para a Prevenção e o Combate à Corrupção. Ainda no evento foram eleitos os oito delegados que irão representar Taquarana na conferência estadual: Alan Rafael (conselhos);

 

Fonte: Assessoria

Prefeitura de União adquire máquina para pintar meio fio Equipamento será usado em serviços de limpeza em ruas do município

 

Com o pensamento de deixar as ruas de União dos Palmares cada vez mais agradável, além de proporcionar mais segurança para condutores e pedestres, a administração municipal adquiriu uma máquina de pintar meio fio. O equipamento trabalha com jatos em spray de cal ou tinta, proporcionando uma melhor qualidade da pintura em um menor tempo de serviço com um baixo custo.

O novo equipamento, especialmente projetado para pintar meio fio, com muito mais economia, melhor produtividade, uma equipe menor e melhor eficiência, proporciona um acabamento perfeito sem sujeira e principalmente sem desperdícios de material. Com investimentos próprios dos cofres públicos, a máquina de pintar meio fio já esta em ação.

“Com o novo equipamento pretendemos deixar as ruas dos bairros e centro da cidade com um aspecto diferente proporcionando um ambiente agradável, deixando nossa cidade cada vez melhor para se viver”, afirmou o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Adeildo Sotero, que nesta segunda-feira (19) acompanhou os trabalhos.

“Fiquei surpreso com a máquina, ainda não tinha visto algo assim, num instante faz o serviço e não deixa mais aquela ‘meladeira’ de cal na calçada da gente”, comentou José Paulo, morador da Rua Minervino Miguel dos Prazeres.

Fonte: Assessoria

Tribunal de Contas
Campo Alegre
CIGIP