oborrachao

Municípios Alagoanos

Desde a foz do Rio São Francisco, onde desenha a fronteira sul com Sergipe, a estrada do litoral rico em belezas naturais segue até o norte, entrando em Pernambuco. É o Estado de Alagoas, terra onde há lagoas e belíssimas praias. Onde se encontra uma culinária diversificada, à base de frutos do mar, atrativa aos olhos e ao paladar, além de muita riqueza de uma parte histórica, cultural e religiosa do nordeste.

O principal destino dos turistas no Estado de Alagoas não é, apenas, a cidade de Maceió ou encanto do paraíso das águas apreciado de norte a sul do estado. A histórica cidade de Penedo ou o clima frio e gostoso do alto sertão de Água Branca, também, encantam e são visitados pelos que fazem turismo em Alagoas.

São ao todo 102 municípios alagoanos, com ricas e diferentes marcas históricas. Cidades que representam a devoção religiosa através de festas e da forte crença de um povo cristão. Em cada canto dessa Estrela Radiosa, diversas culturas nascem, encanta e brilham. E levam o nome de Alagoas para o mundo. São muitas as curiosidades de um povo que luta e continua fazendo história aqui, em Alagoas.

São essas pessoas que vão contar a história de Alagoas: os personagens que fazem os 102 municípios alagoanos constroem Alagoas. Conheça os Municípios Alagoas!

 

Comunidade de Feira Grande festeja sua padroeira Nossa Senhora da Conceição

Tem início nesta terça-feira, 29 de novembro, a tradicional festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município de Feira Grande, na região do Agreste alagoano. A programação idealizada pela igreja católica do município conta com o apoio do prefeito Fábio Apóstolo de Lira e de todo secretariado. A programação se estende até 8 de dezembro, dia em que acontece uma grande procissão pelas ruas da cidade.

 

A programação oficial será aberta na terça, dia 29, às 19h30, com a carreata de Nossa Senhora da Conceição saindo das comunidades Vila Padre Cícero e Massapê em direção à antiga igreja matriz no centro da cidade, onde será celebrada missa com a benção dos automóveis e motocicletas participantes da carreata. Para o dia 4 de dezembro está marcado o tradicional leilão de gado com prendas doadas por agricultores da região.

 

Para diversão da criançada o parque de diversão estará funcionando todas as noites. Já na quinta-feira, 8 de dezembro, dia dedicado a padroeira, a programação será mais extensa, começando às 9 horas da manhã com adoração eucarística; às 15 horas a grande cavalgada saindo da comunidade Olho D’Água do Meio e às 16 horas tem início a procissão da imagem da padroeira com saída da matriz nova para a antiga matriz do município.

 

Fonte: Assessoria

Taquarana debate os direitos da criança e do adolescente em conferência

“O cuidado com nossas crianças não depende apenas da família. A responsabilidade tem que ser de todos e cada um tem que fazer sua parte: poder público, escola e sociedade”. A afirmação foi feita pelo prefeito Alay Correia, durante a abertura da II Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente de Taquarana, que reuniu cerca de 200 pessoas dos mais diversos setores da sociedade, na última quarta-feira, 23, na Casa de Eventos da igreja católica.

 

A conferência realizada pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) teve como tema principal “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política Municipal, Estadual e Nacional e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”. Além do prefeito Alay Correia participaram da abertura a secretária de Assistência Social, Elza Teófilo, a presidente do CMDCA, Nelita Azevedo e secretários municipais.

 

Em sua fala, o prefeito Alay Correia destacou ainda a importância do encontro para a identificação das necessidades da população e discussão de propostas que garantam a criação de uma rede de proteção ao público infanto-juvenil, assegurando-lhes seus direitos básicos. A secretária Elza Teófilo também defendeu o comprometimento de todos os agentes e instituições governamentais e não governamentais em defesa da criança e do adolescente, principalmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade.

 

Ainda no encontro foram discutidas as principais demandas do município e apresentadas em plenária as propostas a serem levadas ao encontro estadual, de acordo com os cinco eixos temáticos em debate, como a construção de novas áreas de lazer e melhoria do transporte escolar; contratação de mais médicos capacitados para um atendimento rápido e eficiente a crianças e adolescente; saneamento básico; mais investimento em segurança; definição de orçamentos para a execução das atividades do CMDCA e Conselho Tutelar, entre outras.

 

Também foram eleitos os delegados que irão representar Taquarana na Conferência Estadual que acontece em Maceió em 2012: Ana Carolina Andrade (Conselho Municipal de Assistência Social); José Leonardo Costa (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente); Reginaldo Galdino (Poder Legislativo); Emanuelle Aline (Conselho Tutelar) e José Adriano Farias (Escoteiros), além dos adolescentes Maysa Mayara da Silva e Diogo Barbosa de Almeida.

 

Participaram da abertura da conferência os secretários municipais de Educação, José Gilberto; de Administração e Finanças, Maria José Pontes; de Agricultura, Jorge Luiz; de Obras, Maria Édina Pereira e do Meio Ambiente, Sandro França; a articuladora do Selo Unicef em Taquarana, Ana Paula Barbosa; representantes do Conselho Tutelar, da sociedade, diretores de escolas, entre outros. Na abertura houve ainda a apresentação do Makulelê, grupo de dança formado por crianças atendidas pelo Peti da comunidade Poço dos Lungas.

 

Fonte: Assessoria

Prefeitura de Mata Grande aumente distribuição de leite no município

O trabalho da prefeitura de Mata Grande não para. Dessa vez o povoado Santa Cruz do Deserto foi o beneficiado. O número de famílias que recebem leite foi dobrado através de um novo recadastramento na região de Santa Cruz, Terra Nova, Barriguda, Craíbas e outras localidades. O prefeito Jacob Brandão esteve presente na distribuição conversando com as mães beneficiadas.

 

 

Na gestão anterior, não distribuía leite e Jacob Brandão emseu governo aumentou para 200 famílias beneficiadas com a distribuição doleite. Hoje as pessoas recebem leite as terças, quintas e sábado, sendo direcionadospara o povoado 1600 litros de leite.

 


Segundo a coordenadora do leite, Nely Lopes as pessoas quetem crianças de 2 a 6 anos  podemparticipar do Programa Leite em Santa Cruz, basta apresentar os dados e se encaixarnas normas do programa. “Quem não tem o cartão do leite deve comparecer em Mata Grande para fazer a inscrição. Só lembrando esse programa é para pessoascarentes”, falou.

 


Em Mata Grande 1700 litros de leite são distribuídos aolongo da semana. “Se não fosse o prefeito Jacob Brandão meu filho estariapassando fome. O leite é tudo para meu filho”, comentou uma moradora da COHABII.

 


A prefeitura também fez um convênio com a Campanha Nacionalde Abastecimento – CONAB que distribuiu a cada dois meses, 8.335 quilos defarinha produzida na região para as famílias que recebem o leite.

 

 

Jacob Brandão comemora a não mortalidade infantil no seugoverno. “A mortalidade infantil é quase zero em nosso município. Quero que alguémaponte se alguma criança faleceu em nossa administração por conta dadesnutrição. Nunca aconteceu graças a Deus”, disse o prefeito.

 


A prefeitura pretende levar a distribuição de leite para ospovoados Morro Vermelho, Pau Ferro Velho e Jaburu. Uma equipe do programa jáestá analisando a viabilidade do projeto alcançar essas regiões.      

 

Fonte: Assessoria

Após período chuvoso, prefeitura retoma manutenção das estradas da zona rural

 Terraplanagem, patrolamento e manutenção, são os serviços retomados pela Prefeitura Municipal de Maragogi buscando melhorias em todas as estradas vicinais da zona rural. Além desse trabalho, segundo o prefeito Marcos Madeira, os rios também vão receber limpeza e serão desobstruídos beneficiando duas mil famílias.

 

                A Secretaria Municipal de Infraestrutura iniciou esse trabalho no dia 12 de novembro  no assentamento de Itabaiana, Javari e Massangana, depois vai para Água Fria e Junco, em seguida Santa Rita, Chã da Eva e Buenos Aires, e por fim, Pau Amarelo, Costa Dourada, Melos, Majebura e Bom Jesus. Ao todo, são 22 assentamentos, porém receberam essa manutenção justamente por serem interligados com os outros. A previsão para terminar todos os serviços é até o final de fevereiro, contribuindo assim para que a população não tenha problemas com as chuvas que geralmente aparecem em janeiro.

 

                “Essas obras vão permitir um melhor acesso para o transporte escolar, a saúde do povo e ainda contribuir no escoamento da produção agrícola dos produtores. Apesar do dever de casa ser uma tarefa do Incra, e até o momento não houve nenhuma inciativa, nós estamos fazendo nossa parte, a prefeitura está trabalhando sozinha com recursos próprios”, frisou Madeira.

 

                Segundo o secretário de Infraestrutura, Luserman Sales, essa limpeza e desobstrução ajudam muito, pois quando chove, o plantio das parcelas fica totalmente inundado, e com esse trabalho é possível baixar o lençol freático, garantindo a durabilidade de melhores condições para as estradas. “A prefeitura está fazendo duas ações em uma só, pois com essa limpeza, o terreno doado pelos assentados para construir uma escola agrícola na Massangana, também já está sendo preparado e limpo para iniciar a construção”, completou.

 

                Ainda com objetivo de levar melhorias, o prefeito garantiu a construção de 10 açudes para os assentados. “Vamos avaliar as parcelas para saber onde melhor se adequa cada açude e cavar o mais rápido, pois a qualidade de vida do produtor vai melhorar e eles também poderão diversificar a criação de animais”, acrescentou.

 

Fonte: Assessoria

 '

1º Seminário de Comunicação para Prefeituras

O Comunique-se Educação Corporativa realiza no próximo dia 30 de novembro, em São Paulo, o 1º. Seminário de Comunicação para Prefeituras.

Com apoio da Associação Paulista de Municípios e palestras dos líderes das secretarias de Comunicação Social das principais prefeituras do Estado de São Paulo (SP Capital, Guarulhos, Campinas, Santo André e São José dos Campos), você poderá conhecer e debater as melhores práticas em gestão de comunicação no setor público.

Temas

A importância e o papel das redes sociais na garantia de uma boa reputação.

As estratégias para engajar funcionários por meio da comunicação interna.

Como planejar e executar a comunicação pública em ano de eleições.

Como trabalhar a comunicação em favor das relações com a comunidade.

O uso eficiente das novas tecnologias na comunicação

Os desafios diários no relacionamento com a imprensa.

Participações especiais de: Marcos Monti, presidente da Associação Paulista de Municípios. Luiz Roberto Alves, professor doutor da USP, especialista no tema Comunicação na gestão pública. Rodrigo Azevedo, CEO do Grupo Comunique-se.

 1º. Seminário de Comunicação para Prefeituras
Onde
São Paulo/SP
Local Quality Jard ins (Alameda Campinas , 540 - Cerqueira Cézar)
Quando Dia 30/11/2011
Horários das 9 às 18 horas
Investimento R$ 980,00 até 14/11/2011. Após esta data, R$ 1.390,00

Inscrição online
Para se inscrever, clique aqui.

Informações pelo telefone: (11) 3897-0860

Fonte: Comunique-se

CIGIP
Campo Alegre
Tribunal de Contas