oborrachao

Municípios Alagoanos

Desde a foz do Rio São Francisco, onde desenha a fronteira sul com Sergipe, a estrada do litoral rico em belezas naturais segue até o norte, entrando em Pernambuco. É o Estado de Alagoas, terra onde há lagoas e belíssimas praias. Onde se encontra uma culinária diversificada, à base de frutos do mar, atrativa aos olhos e ao paladar, além de muita riqueza de uma parte histórica, cultural e religiosa do nordeste.

O principal destino dos turistas no Estado de Alagoas não é, apenas, a cidade de Maceió ou encanto do paraíso das águas apreciado de norte a sul do estado. A histórica cidade de Penedo ou o clima frio e gostoso do alto sertão de Água Branca, também, encantam e são visitados pelos que fazem turismo em Alagoas.

São ao todo 102 municípios alagoanos, com ricas e diferentes marcas históricas. Cidades que representam a devoção religiosa através de festas e da forte crença de um povo cristão. Em cada canto dessa Estrela Radiosa, diversas culturas nascem, encanta e brilham. E levam o nome de Alagoas para o mundo. São muitas as curiosidades de um povo que luta e continua fazendo história aqui, em Alagoas.

São essas pessoas que vão contar a história de Alagoas: os personagens que fazem os 102 municípios alagoanos constroem Alagoas. Conheça os Municípios Alagoas!

 

Mata Grande primeira cidade do Sertão a atender normas de saúde

Jacob Brandão sempre esteve preocupado com os funcionários públicos

 


Mata Grande foi à primeira cidade do Sertão de Alagoas a colocar em funcionamento a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), através da secretaria municipal de Agricultura atendendo uma norma implantada pelo Ministério doTrabalho. Todos os funcionários devem participar de atividades físicas, antes dos trabalhos pesados.

 

De acordo com o secretário de Agricultura, Iran Barbosa os funcionários ainda estão se adaptando, mas participam das atividades físicas orientada por um profissional da área. “O objetivo de tudo isso é evitarcomplicações na saúde futuramente ou no próprio trabalho. Somos o primeiro daregião a atender as normas do ministério do trabalho”, falou.

 

 As atividades físicas são realizadas dentro do próprio matadouro, onde trabalham marchantes, tratadores de vísceras e magarefes. A educação física favorece na auto-estima dos funcionários públicos que evitam complicações na saúde, através de simples aquecimento e alongamento musculares. 

 

O matadouro também recebeu kits de primeiros socorros eextintores na legalidade exigida pelo Corpo de Bombeiros.  “O prefeito Jacob Brandão estáde parabéns por apoiar a melhor qualidade de vida dos funcionários daprefeitura contratando um professor de educação física”, finalizou Iran Barbosa.           

 

Fonte: Assessoria

Viva Vida Penedo é apresentado em Brasília

O programa de combate à mortalidade infantil Viva Vida Penedo foi apresentado durante congresso de Medicina realizado em Brasília na semana passada pela pediatra e Primeira-Dama do Município Elenice Saldanha. O sucesso da iniciativa desenvolvida em conjunto com o governo estadual impressionou representantes de outros municípios que pediram cópia da exposição feita na capital brasileira, conforme declarou o Prefeito Israel Saldanha durante a 9ª edição do Viva Vida Penedo.

“Acho que em Alagoas nenhuma prefeitura faz o que a gente tem feito por vocês”, ressaltou Israel Saldanha durante o Viva Vida Penedo realizado nesta terça-feira, 22, com base nos custos do programa que as demais gestões evitam, do transporte das gestantes e nutrizes (ida e volta) dos postos de saúde onde fazem o pré-natal até a sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem) ao farto café da manhã  servido após as mulheres passarem por exames médicos. As beneficiadas com o Viva Vida que não tem carteira de identidade também tiveram acesso à expedição do documento no Sindspem.

“Aqui vocês tem um prefeito que se preocupa com as gestantes e as crianças”, enfatizou Israel Saldanha, citando ainda o lançamento no dia anterior do Penedo Mais Educação, projeto de ensino em tempo integral para alunos de seis escolas da rede municipal, unidades escolhidas pelo Ministério da Educação de acordo com vulnerabilidade social das comunidades atendidas nas Escolas Barão de Penedo, José da Costa Mangabeira, Dom Constantino Lüers, Maria da Glória Tavares, Irmã Jolenta e Professora Helena Carvalho.

Os dois programas (Viva Vida e Mais Educação) foram elogiados pelo presidente da Câmara de Vereadores de Penedo, Manoel Messias Lima. Sempre presente ao evento, o experiente parlamentar destacou a importância das ações públicas desenvolvidas pela gestão Trabalhando Muito Mais, o que qualquer prefeito poderia fazer, desde que tivesse o compromisso social demonstrado por Israel Saldanha e a equipe da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS).

 

 Fonte: ASCOM / PENEDO

Programa Mais Educação é lançado em Penedo

Alunos de seis escolas da rede municipal de Penedo começam a estudar em tempo integral a partir desta terça-feira, 22 de novembro, graças ao Programa Mais Educação, uma iniciativa do governo federal desenvolvida em parceria com os municípios que aderiram voluntariamente ao projeto. Em Penedo, 510 crianças serão beneficiadas pelo trabalho das equipes das unidades de ensino, coordenação da Secretaria Municipal de Educação e 23 monitores.

A oferta de atividades de reforço escolar (Matemática e Letramento), práticas esportivas (futebol, atletismo, natação, voleibol e futebol de salão), recreação e lazer, capoeira, dança, canto coral, teatro, pintura, banda fanfarra e horta escolar acontecerá após o encerramento do período de aula nas seis escolas atendidas.

A maior parte desse segundo turno de aprendizado acontecerá no complexo esportivo que pertencia ao Sesi e foi comprado pela Prefeitura de Penedo em 2009, sendo o transporte até o antigo ginásio do Sesi proporcionado pela gestão Trabalhando Muito Mais

Também haverá complemento das atividades em clubes sociais e sede de associações de moradores. “A Secretaria Municipal de Educação dará todo apoio para que tudo ocorra da melhor maneira possível”, frisou o professor e titular da pasta Ronaldo Vicente durante a solenidade realizada nesta segunda-feira, 21, no Clube da Paisa.

Ronaldo Vicente ressaltou que a seleção das unidades de ensino contempladas com o Mais Educação foi realizada pelo governo federal, com base em dados que avaliam a condição de vulnerabilidade social das comunidades atendidas pelas escolas. Também ainda não é possível levar o programa para todos os alunos das unidades contempladas, sendo a distribuição em cada escola nas quantidades abaixo relacionadas:

·         Escola Barão de Penedo/bairro Santa Izabel – 102 alunos (6ª e 7ª série)

·         Escola Maria da Glória Tavares/bairro Santa Cecília – 84 alunos (3º, 4º e 5º ano)

·         José da Costa Mangabeira/Conjunto Madre Espírito Santo – 32 alunos (7ª série)

·         Escola Professora Helena Carvalho/Cohab – 82 alunos (2º, 4º e 5º ano)

·         Escola Irmã Jolenta/bairro Senhor do Bonfim – 120 alunos (4º, 5º e 6º ano)

·         Escola Dom Constantino Lüers/Vila Primavera – 90 alunos (3º, 4º e 5º ano)

 

Fonte: ASCM / PENEDO

Marechal: Cadastro Biométrico, chance para os retardatários

Com o encerramento do processo de cadastramento biométrico, muitas pessoas devem estar se perguntado se vai conseguir votar na próxima eleição. A verdade é que haverá um novo período de regularização para essas pessoas, onde todos que não fizeram o cadastramento poderão regularizar a sua situação junto à Justiça Eleitoral.

O quantitativo total de eleitores do município varia de acordo com o tempo, pois, no início do cadastramento em Marechal Deodoro havia cerca de 30 mil eleitores. Mas no decorrer do processo alguns transferiram para outras cidades. E ainda, novos eleitores vêm sendo adicionado a esse total, além de outras pessoas que também transferiram para a cidade. Desse total cerca de 22 mil realizaram o recadastramento, somando com 1100 novos eleitores e 1986 que transferiram para essa determinada zona eleitoral.

Segundo Cid Cavalcanti, Chefe de Cartório do município, “uma boa parte de pessoas não fizeram o recadastramento. Essas pessoas vão ter que esperar pelo período de regularização, que deverá ser no início de dezembro ou de janeiro".

"Nós só precisamos de alguns encaminhamentos do TRE para iniciar o processo de regularização. E com certeza essas pessoas que não fizeram o cadastramento, terão uma nova chance para regularizar sua situação e aí sim, poderão votar. E quando abrir o novo período de cadastramento, é importante que a população não deixe para os últimos dias. Para não se repetir o que aconteceu recentemente, em que cerca de 900 pessoas se apresentaram para o cadastramento em um único dia", revela.

Normalmente, durante o período do processo, que iniciou em maio de 2011, a equipe do cartório atendia diariamente em média 150 a 200 pessoas. Porem, no começo de outubro as pessoas acabaram esquecendo e, nos últimos dias cerca de 300 pessoas foram sendo atendidas, até chegar a 900 no último dia de recadastramento.

O próprio Cartório Eleitoral espera que quando abrir o novo período de cadastramento, cerca de 3 mil pessoas deverão regularizar sua situação.

Preocupados com a situação, a equipe do cartório, com o apoio da prefeitura, está prevendo uma campanha de conscientização do período de regularização para as pessoas não deixarem sempre para o último dia. Essa campanha deverá ser iniciada em janeiro de 2012.

Fonte: ASCOM/MARECHAL

Senador quer verba federal para asfaltar acesso à Serra da Barriga

Nas comemorações a Zumbi dos Palmares, Renan anunciou que vai apresentar emenda no Orçamento da União de 2012 para pavimentar trecho

 

Em sua passagem por União dos Palmares, na tarde deste domingo, onde participou das homenagens ao líder negro Zumbi dos Palmares, o senador Renan Calheiros sinalizou, para o próximo ano, a possibilidade de o trecho de oito quilômetros de acesso à Serra da Barriga ser pavimentado com recursos de emenda parlamentar que ele vai apresentar no Orçamento da União para 2012.

As condições de acesso ao parque foram muito reclamadas por lideres afrodescendentes nas manifestações culturais que ocorreram durante todo este domingo, onde a alegria contagiante da comunidade negra brasileira, com vestimentas brancas e ao ritmo de tambores e atabaques, comemoravam e lembravam seu ícone maior: Zumbi dos Palmares, que liderou a principal resistência à escravidão no Brasil.

Renan fez o anúncio da emenda quando participava, com o prefeito Areski Freitas e outras autoridades, no Centro da cidade, da inauguração da estátua do Zumbi, evento que fez parte da programação municipal das homenagens ao líder negro. “Vamos trabalhar para que o acesso seja pavimentado o mais breve possível”, prometeu o senador, num discurso em que defendeu justiça para a população negra.

 

CIGIP
Tribunal de Contas
Campo Alegre