oborrachao

Municípios Alagoanos

Desde a foz do Rio São Francisco, onde desenha a fronteira sul com Sergipe, a estrada do litoral rico em belezas naturais segue até o norte, entrando em Pernambuco. É o Estado de Alagoas, terra onde há lagoas e belíssimas praias. Onde se encontra uma culinária diversificada, à base de frutos do mar, atrativa aos olhos e ao paladar, além de muita riqueza de uma parte histórica, cultural e religiosa do nordeste.

O principal destino dos turistas no Estado de Alagoas não é, apenas, a cidade de Maceió ou encanto do paraíso das águas apreciado de norte a sul do estado. A histórica cidade de Penedo ou o clima frio e gostoso do alto sertão de Água Branca, também, encantam e são visitados pelos que fazem turismo em Alagoas.

São ao todo 102 municípios alagoanos, com ricas e diferentes marcas históricas. Cidades que representam a devoção religiosa através de festas e da forte crença de um povo cristão. Em cada canto dessa Estrela Radiosa, diversas culturas nascem, encanta e brilham. E levam o nome de Alagoas para o mundo. São muitas as curiosidades de um povo que luta e continua fazendo história aqui, em Alagoas.

São essas pessoas que vão contar a história de Alagoas: os personagens que fazem os 102 municípios alagoanos constroem Alagoas. Conheça os Municípios Alagoas!

 

Renan lamenta situação do hospital beneficente em União dos Palmares

Depois de participar da celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em União dos Palmares, neste domingo, o senador Renan Calheiros lamentou, durante visita que realizou ao Hospital São Vicente de Paula, as condições em que se encontram as instalações da unidade de saúde, que passa por uma verdadeira situação de emergência por falta de investimento público na melhoria de sua estrutura.

 A convite da diretora da unidade, médica Edvane Ferreira, o líder do PMDB no Senado, acompanhado pelo prefeito Areski Freitas (Kil), o deputado estadual Nelito Gomes de Barros e o ex-governador Manoel Gomes de Barros (Manos), genitor do parlamentar, visitou cada um dos departamentos do hospital e se surpreendeu com a falta de equipamento e material básico indispensáveis a uma unidade de saúde.

“O diagnóstico dos setores médico-hospitalares de Alagoas é lamentável. São necessárias medidas urgentes por parte do governo do Estado para solucionar quadros como o que encontramos aqui em União dos Palmares. Em um país que já avançou tanto em outros setores e que apresenta tamanho desenvolvimento, não podemos mais nos deparar com condições tão precárias de saúde”, afirmou o senador.

O hospital beneficente atende não somente aos palmarinos, como também os habitantes das cidades circunvizinhas.

Na festa de Zumbi, Renan pede justiça para a população negra

Senador vai apresentar emenda ao Orçamento da União de 2012 para garantir a pavimentação do acesso a Serra da Barriga

 

O senador Renan Calheiros participou neste domingo, em União dos Palmares, das comemorações do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Uma festa que lembra a resistência dos cativos à escravidão e reflete sobre a atual situação dos negros no Brasil. As manifestações culturais começaram logo cedo na Serra da Barriga, local que abrigava o quilombo e continua sendo o ponto alto das festividades, que envolvem homenagens aos orixás, além de apresentações culturais e artísticas.

Acompanhado do prefeito Areski Freitas (PTB) e de outras autoridades, o líder do PMDB no Senado participou da inauguração da estátua de Zumbi dos Palmares, no Centro da cidade. Fez um discurso pedindo justiça para a população negra e anunciou que vai apresentar uma emenda ao Orçamento da União de 2012 para garantir a pavimentação da estrada de acesso a Serra da Barriga.

“O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, uma justa homenagem instituída por lei sancionada pela presidente Dilma, é uma celebração oportuna para lembrar as injustiças e crueldades praticadas contra a população negra, além de repudiar essa chaga a ser banida do cenário mundial, que é a discriminação entre os seres humanos”, disse Renan na solenidade de entrega da estátua de Zumbi.

A lei a que ele se referiu (Lei 12.519/2011) agrega o nome de Zumbi ao Dia Nacional da Consciência Negra, como era comemorado até então o dia 20 de novembro. Além disso, de acordo com o senador, a nova lei faz referência expressa ao homenageado, com o destaque de ter sido editada no Ano Internacional dos Afrodescendentes.

“O fim da escravatura não serviu para a inclusão do negro em um novo cenário social, como deveria ser. A ideologia do branqueamento contaminou o debate sobre a questão racial e o afrodescendente, 120 anos após a abolição da escravatura, continua suportando as piores condições de educação, saúde, renda, habitação, mercado de trabalho, violência e expectativa de vida”, lamentou o senador.

 

Renan citou e aplaudiu algumas conquistas que beneficiaram os negros nos últimos anos, entre elas a criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, no governo do presidente Lula, em 2003. “Em 2010, como fruto do trabalho incansável do senador Paulo Paim, tivemos outro momento significativo com a criação do Estatuto da Igualdade Racial”, lembrou.

Mas tudo que se fez até agora pelos afrodescendentes, na visão do líder do PMDB, é muito pouco. As estatísticas do IBGE, segundo ele, falam mais alto quando revelam que a população negra morre mais cedo, representa 60% dos pobres e 70% dos indigentes. Nas universidades, os negros não ultrapassam 5% dos estudantes e no campo da violência eles são as principais vítimas.

“Os negros compõem 65% da massa carcerária. No mercado de trabalho eles têm outra realidade trágica: entre os desempregados estão em maior número e quando empregados sofrem com a dificuldade de ascensão profissional e com rendimentos bem menores do que a população não-negra, conforme registra o mais recente censo populacional divulgado pelo IBGE”, reforçou o senador.

 

Lembrou, por último, que a Constituição estabelece que a República tem como objetivo promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. “Mas em relação ao negro, tudo que se tem aplicado até agora é muito tímido. É preciso ousar, se realmente queremos melhorar a qualidade de vida da população negra”, concluiu.

Com o prefeito Areski Freitas (Kil), vários deputados estaduais, prefeitos de outras cidades, vereadores e lideranças do município, Renan assistiu ao desfile militar e estudantil em homenagem a Zumbi dos Palmares, na Avenida Monsenhor Clóvis Duarte de Barros. No início da noite, visitou o Hospital Vicente de Paula, acompanhado do prefeito, do deputado Nelito Gomes de Barros, do ex-governador Manoel Gomes de Barros e da diretora do hospital, Edvane Calixto.

Renan participa da inauguração de ponte unindo Jequiá da Praia

Com 50 metros de vão livre para passagem de embarcações, ponte Rubem Pacheco foi construída com recursos do Ministério do Turismo

 

Com a inauguração da ponte Rubem Pacheco, na noite desta sexta-feira, 18, Jequiá da Praia deixa de ser uma comunidade dividida por força do braço da Lagoa Jequiá, que deságua no mar cortando a cidade ao meio. A ponte, que o senador Renan Calheiros definiu como “uma verdadeira obra de arte que representa um marco na história da cidade. Tenho muito orgulho em participar da sua execução”..

Renan foi o autor da emenda que assegurou R$ 600 mil do Ministério do Turismo, em 2006, para tornar possível a realização do projeto, que somente agora foi concluído pela administração Marcelo Beltrão devido a problemas técnicos e ambientais. “Mas valeu a pena esperar e podermos estar agora comemorando seus resultados e participar da realização desse antigo sonho coletivo”, disse o senador.

Para Renan, participar da inauguração de uma obra como a Ponte Rubem Pacheco e de tantas outras que ele disse ter contribuído viabilizando recursos federais para a execução do projeto, “é motivo de alegria pelo dever cumprido de estar trabalhando pelo engrandecimento do meu Estado”.

O prefeito de Jequiá, Marcelo Beltrão, agradeceu ao senador pelos recursos que ele garantiu para a concretização da obra que, segundo definiu, “representa o mesmo que a queda do Muro de Berlim”. O vice-prefeito José Luiz Coutinho fez o mesmo agradecimento e lembrou outro sonho que Renan está proporcionando aos 12 habitantes do município, que é a sua interligação com a BR-101. “Essa estrada vai trazer economia sustentável à nossa cidade. A população vai ser grata ao senador pelo resto da vida”, assegurou.

Presente à solenidade, o prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente, que é natural de Jequiá da Praia, destacou outra realização de Renan em seu município, que é a viabilização da construção de um campus do Instituto Técnico Federal de Alagoas (Ifal), que começa a ser construído no próximo mês de dezembro.

Também compareceram à solenidade o deputado estadual João Beltrão, a senadora Ada Melo, o prefeito e o vice-prefeito de Coruripe, Marx Beltrão e George Guido, o prefeito de Rio Largo, Toninho Lins, vereadores e lideranças da região. Esteve presente, também, Luciana Pacheco, filha do homenageado, Rubem Pacheco. Após a bênção, proferida pelo padre Eduardo Alves e o corte da fita simbólica, a ponte foi oficialmente liberada ao tráfego.

Inaugurado mirante Dona Terezinha em Marechal Deodoro

O Prefeito Cristiano Matheus, o senador Renan Calheiros, o deputado estadual Inácio Loiola, o vice-Prefeito Petrúcio Fifi e várias lideranças políticas de Marechal Deodoro, inauguraram na noite de terça-feira a ladeira Terezinha Silva Souto.

É uma homenagem à uma antiga moradora do Centro Histórico, conhecida por sua alegria e religiosidade. Dona Terezinha não escondeu a emoção na hora da inauguração e seus olhos encheram de lágrimas. Ela agradeceu cantando músicas religiosas com temas como: "Ainda que vier, chuva passageira..."

Até mesmo o Padre Raul, Pároco de Marechal Deodoro esteve na inauguração e falou que a homenagem foi bastante positiva. O deputado Inácio Loiola considera que reconhecimentos como este mostram o respeito que o Prefeito tem para com os moradores e sua tradição.

Já o senador Renan Calheiros lembrou as várias outras obras inauguradas recentemente e a preocupação da atual administração com a qualidade de vida dos deodorenses. "Vejam que mirante espetacular. Daqui pode-se ver a nova orla, o mercado da carne, o mercado de peixe... Daqui pode-se ver tantas obras deste Prefeito. Daqui pode-se ver que Marechal Deodoro mudou e para muito melhor", disse Renan.

Cristiano Matheus lembrou que aquela era mais uma obra executada com recursos próprios da Prefeitura. "E esta homenagem Dona Terezinha, é para que através da senhora, todas as pessoas do bem, as de coração puro, sintam-se lembradas neste momento", concluiu.

 

Fonte: Assessoria

 

 

Prefeitura de União melhora iluminação pública no município

A prefeitura de União dos Palmares de início nesta quarta-feira, 16, a uma maratona de reposição de lâmpadas em postes de iluminação do centro e nos demais bairros da cidade. A ação começou pelas vias principais da cidade como Marechal Deodoro da Fonseca, José Domarques, avenidas João Lyra Filho e Antonio Gomes de Barros, entre outras.

 

Pela manhã o prefeito Areski Freitas se reuniu com o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Adeildo Sotero para definir as localidades com maior necessidade, como os bairros Santa Maria Madalena e Roberto Correia de Araújo. “É um trabalho do município, todo investimento é nosso, a prefeitura apenas alugou um caminhão para acelerar o serviço e assim promover um final de ano mais iluminado a todos os palmarinos”, disse o vice-prefeito.

 

Morador do bairro Roberto Correia de Araújo há mais de 20 anos, João Luís é morador próximo à área que terá nova iluminação. "Faço caminhadas recomendadas pelo meu médico, no período da noite. Agora vai ficar bem melhor com este serviço da prefeitura", afirmou ele.

 

Fonte: Assessoria

CIGIP
Campo Alegre
Tribunal de Contas